O evento, em parceria entre a Associação Cearense de Forró e a Secultfor, homenageia Luiz Gonzaga, abrindo as comemorações de seu centenário de nascimento, que acontece próximo ano.
Boa notícia para os amantes do forró de qualidade. Fortaleza realiza a primeira edição do Dia Municipal de Forró, no próximo dia 13, aniversário de Luiz Gonzaga. A data, que abre as comemorações do centenário do Rei do Baião, foi aprovada em março deste ano pela Câmara Municipal e passa a integrar o calendário oficial de eventos culturais da cidade. Quem organiza a atividade no Polo Luiz Gonzaga, no Conjunto Ceará, é a Associação Cearense do Forró (ACF), com o patrocínio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).
Ao todo, 20 atrações devem cantar duas músicas: uma escolhida entre gravações dos próprios artistas e outra em homenagem a Luiz Gonzaga. Neste caso, as canções foram definidas por sorteio. Ainda integra a programação a Orquestra Sanfonas do Ceará e o Balé Folclórico Arte Popular. “Pensamos numa grande confraternização entre os artistas locais e a Orquestra de Sanfonas do Ceará e nada melhor do que fazer essa festa no Polo Luiz Gonzaga, no Conjunto Ceará. Queremos que esse evento se torne uma tradição.”, explica Walter Medeiros, presidente da ACF e membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Fortaleza. “Selecionamos artistas que fazem parte da nossa história musical e, além disso, estão engajados na luta por esse movimento do forró de qualidade”.
O cantor e compositor Diassis Martins comemora o reconhecimento ao forró encabeçado por Luiz Gonzaga. “O forró é a maior manifestação cultural do Nordeste, e Luiz Gonzaga foi seu maior divulgador. É muito importante a criação dessa data para que se possa perpetuar para os mais jovens o forró de qualidade, que tem letra e melodia. A administração de Fortaleza sempre incentivou esse tipo de música, como artista reconheço isso”. Diassis, dentro dessa linha da preservação, deve lançar em janeiro o CD “Diassis Martins cantando Gonzagão”, com 18 músicas cantadas pelo Rei do Baião. Durante a apresentação do dia 13, ele vai interpretar “10 mandamentos do amor”, de Jeovah de Carvalho e Dadá di Moreno, e “A Vida do Viajante”, do próprio Luiz Gonzaga.
Já o compositor Messias Holanda defende que o forró deve ser mais protegido. “Tem de ser aguado que nem planta, pros mais novinhos passarem a conhecer e não esquecerem a cultura verdadeira. O nosso forró é muito sofredor, empurra pra lá, empurra pra cá, e ele ainda resiste”. No dia 13, ele interpreta “Ovo de Codorna”, de Gonzagão; e de sua autoria, o sucesso “Pra tirar coco”. “Pra onde eu vou, esse pé de coco se espalha, é automático”, brinca.
José Alderir Alves da Costa, mais conhecido pelo nome artístico Estrela do Norte, não é cearense, mas escolheu o estado para investir no que chama de seu “forró de verdade”, título que também dá nome a seu CD. “Sou de Mãe do Rio, no Pará, mas meus pais são cearenses. Dos 13 anos que estou em Fortaleza, 11 venho dedicando ao forró”, explica. O artista se iniciou na carreira com a música Xote Ecológico, composição de Luiz Gonzaga em homenagem a Chico Mendes. Por isso, só tem o que comemorar com a criação da data. “Esse dia, a meu ver, é uma conquista ímpar para a associação, é de fundamental importância”. No dia 13, Estrela apresenta “A sorte é cega”, de Gonzaga, e “Feliz da Vida”, de Flávio Leandro.
SERVIÇO
Dia Municipal do Forró, dia 13, a partir das 18h, no Polo Luiz Gonzaga, no Conjunto Ceará. Entrada Franca. Informações: Assessoria de Imprensa da Secultfor: 3105.1386
Atrações:
Adelson Viana
Bel Lima
Netinho do Ceará
Cacimba de Aluá
Klebão Feitosa
Oswaldinho do Ceará
Cumpade Barbosa
Diassis Martins
Estrela do Norte
Haja Forró
Messias Holanda
Neo Pi Neo
Os Januários
Sergiane
Tom Canhoto
Trio Xodó
Val Xavier
Chico João
Ivis Felipe
Pedro Marques
Participação Especial:
Orquestra Sanfonas do Ceará
Balé Folclórico Arte Popular
Nenhum comentário:
Postar um comentário