sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Amazon Web – Fórum de Comunicação Digital da Amazônia

Representando o Blog da Dilma juntei-me ao ativismo digital paraense e brasileiro, com blogueiros, militantes do movimento social, comunicadores populares, radialistas, estudantes e professores, nos dias 01 e 02 de Setembro no Primeiro Fórum de Ativistas Digitais do Pará (AmazonWeb) que aconteceu em Belém no Hotel Gold Mar, contribuindo para o debate sobre internet livre, comunicação digital e acesso à informação.
O evento foi realizado pelo SUCESU - Pará (Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicação) com o apoio da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e patrocinado pelo CGI - Comitê Gestor da Internet.
Diógenes Brandão – carinhosamente chamado de Jimmy – juntamente com Vera Paoloni, se esmeraram na organização do evento, juntamente com várias entidades e movimentos da sociedade civil.

Debates sobre a comunicação na Amazônia, redes sociais, Democratização da Comunicação no Brasil e os avanços da web e governança, permearam o evento através de desconferências, oficinas e rodas de conversa.
As desconferências tiveram como temas: Blogosfera e Ativismo nas Redes Sociais; O Software Livre é simples, melhor e mais barato ; Mídia Ninja: Comunicação em Rede; Os Movimentos Sociais e a luta pela contrainformação.
Conceição Oliveira (BlogMariaFrô), Diógenes Brandão (As Falas da Pólis); Sergio Bertoni (Blogosfero), Antonio Carlos Melo da Silva (ASL-PA); Rafael Vilela (Pira) do Fora do Eixo, Vera Paoloni/CUT e CTB/Jose Marcos (Marcão) foram facilitadores dessas desconferências
Duas oficinas foram realizadas: “Construa seu próprio Blog e suas redes sociais” com Tatiane Pires e “Produção de revistas e mídias digitais” com Carlos Pará (PZZ) e Rosinaldo Pinheiro (Turma do Açaí).
As rodas de conversa tiveram a participação dos jornalistas Dimas Roque(BA) e Lidyane Ponciano (MG), do Coletivo Casa Preta e Mocambos, Coletivo Fora do Eixo, Alex Capuano (CUT Nacional) e Michael Rosa/MG.
Os temas foram: Liberdade de Expressão, os Meios de Comunicação e o papel da Internet; Afrociberdelia com Periferia Digital, Coletivos e Casas de Cultura Digital.
Movimentos como o Marajó Forte e Movimento de Mulheres se destacaram com os relatos sobre as dificuldades de acessos nas comunicações na região que é ainda privilégio de poucos.

Na Plenária final foi aprovada a Carta da Amazônia que ressalta o apoio dos ativistas paraenses ao modelo de governança da Internet brasileira, a necessidade de apoio à aprovação do Marco Civil e reforço em ações para que a rede continue livre. O texto aponta ainda que a inclusão digital deve chegar ao interior do Estado e abranger povos nativos como quilombolas e índios.
A Carta foi lida no Fórum da Internet do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário