quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Metrô de Fortaleza - um passeio teste

Após 14 anos desde o inicio das obras em 1999, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza que teve seu primeiro trecho inaugurado em 15 de junho de 2012, continua em operação de testes no qual o serviço é totalmente gratuito e com horários limitados.Funciona somente em dias úteis das 8 às 12 horas.


Eu e minhas filhas decidimos fazer um passeio para conhecermos toda extensão da linha.

Estações que estavam em obras como Chico da Silva e José de Alencar foram inauguradas recentemente com presença da presidenta Dilma Rousseff, contudo ainda estão em obras as estações Juscelino Kubitschek e Padre Cícero.


A linha sul deverá atender os municípios de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba com um total de 20 estações. Tem uma extensão de 24,1 km, sendo 3,9 km subterrâneos, 2,2 km elevados e 18 km em superfície.
Em 35 minutos percorremos a linha toda com 18 estações (Chico da Silva, José de Alencar, São Benedito e Benfica - subterrâneas), em seguida as estações de superfície Padre Cícero ainda em construção, Porangabussu e Couto Fernandes funcionando normalmente, as estações elevadas Juscelino Kubitschek ainda em construção e a Parangaba em pleno funcionamento. Após a estação da Parangaba (que deverá funcionar como integração ao VLT Veículo Leve sobre Trilhos e ao terminal de integração de transporte rodoviário Parangaba) passamos pelas estações em superfície de Vila Pery, Manoel Sátiro, Mondubim, Esperança e Aracapé (em Fortaleza), Alto Alegre, Rachel de Queiroz, Virgílio Távora e Maracanaú (município de Maracanaú) finalizando com as estações Jereissati e Carlito Benevides no município de Pacatuba onde também funciona o Centro de Manutenção.


Conhecemos o Sr. Francisco que mora no bairro Siqueira, utiliza o passe livre de idoso no ônibus, pega o metrô gratuito e se dirige ao Restaurante Popular do Maracanaú onde almoça com R$ 1,00 (hum real) e se encontra com outros idosos amigos para bater papo.


Na estação Carlito Benevides, final da linha, trocamos de comboio e retornamos.


Durante o percurso observamos deficiências nas informações com deficit de placas destacadas com o nome de cada estação que dificultou um pouco a orientação e falta de comunicação no som do trem que apenas uma vez funcionou avisando que chegávamos à estação José de Alencar.


O período de testes está finalizando e a operação comercial está prevista para 2014, com cobrança de tarifas e integração ao sistema de transporte rodoviário.
Foi uma experiência gratificante dedicarmos uma hora e meia testando esse equipamento e esperamos que o pleno funcionamento contribua para melhorar a mobilidade de nossa cidade.



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