terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi instituído pela ONU como uma data de mobilização pela equidade e pela integração a vida social, econômica, cultural e política das pessoas portadoras de deficiências. A data (dia 03 de Dezembro) tem como objetivo a promoção da dignidade e o pleno exercício dos direitos humanos para essa significativa parcela da população mundial (aproximadamente 15%).
Governos e sociedade civil devem propiciar oportunidades de participação e garantir a inclusão destas pessoas como beneficiárias de direitos e protagonistas de transformação e participação comunitária.
Este ano de 2013, me detive um pouco a refletir sobre as questões de acessibilidade quando em dois momentos presenciei envergonhada a negação desse direito:
Em abril, quando participava do WebFor2013 na Universidade do Parlamento – UNIPACE, acompanhei o amigo blogueiro Ênio Barroso voltando do almoço em sua cadeira de rodas. Constatei que o anexo 2 do prédio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará não tem acessibilidade para cadeirantes, pois meu querido amigo teve que circular pela rua e não pela calçada porque a rampa de acesso construída está totalmente inadequada com um degrau que impede a sua utilização.
Fiquei envergonhada pelo desrespeito ao meu amigo e essa vergonha se repetiu no mês de outubro quando fui a Sessão Solene comemorativa aos quatro anos de fundação do Observatório da Violência Contra Mulher (Observem), da Universidade Estadual do Ceará (Uece) no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará.
Ao ser chamada para compor a mesa, Maria da Penha passou pelo constrangimento de ter sua cadeira elevada por vários braços tendo em vista que não existe rampa de acesso.
Esses dois episódios ocorridos em espaços físicos da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará me deixou muito impactada. Constrangimentos dessa natureza na “Casa do Povo”? Como um local que existe para defender a cidadania e os direitos do povo não garante a acessibilidade de cadeirantes em todos os seus espaços?
Aqui registro o meu protesto nesse dia dedicado a luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
O momento é de quebrar barreiras, abrir portas e construir uma sociedade inclusiva para todos. Que a mesa diretora tome providências urgentemente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário