domingo, 5 de junho de 2011

TESTAGEM RÁPIDA - FIQUE SABENDO


         Acabo de passar por uma capacitação para Testagem Rápida de HIV oferecida pela Coordenadoria Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais de Fortaleza.
A execução desta capacitação de profissionais de saúde para diagnóstico laboratorial, visa ampliar a cobertura de testagem na população, oferecendo o teste ao maior número de pessoas para que possam conhecer sua própria situação sorológica para o vírus HIV em mais locais do município de Fortaleza.
Os Testes Rápidos e Aconselhamento melhoram o combate às doenças sexualmente transmissíveis, diminuem os casos de diagnósticos tardios, detectam precocemente o HIV, potencializam as medidas preventivas e encaminham o portador para acompanhamento médico, diminuindo a evolução para a AIDS e o óbito, assim como a transmissão, principalmente a vertical (de mãe para filho durante a gravidez).
O teste é gratuito, sigiloso e confirmatório. O resultado se dá em apenas 30 minutos. A facilidade do teste rápido não é preventiva e sim medida de diagnóstico, portanto, no aconselhamento, reforçamos a necessidade dos cuidados para evitar a infecção pelo vírus. Outra ponderação é sobre o tempo da última exposição de risco. Se essa exposição tiver menos de dois meses, o organismo não terá produzido os anticorpos contra o HIV e o indivíduo estará na janela imunológica, descartando a eficácia do teste.
Uma pequena gota de sangue é utilizada para detectar os anticorpos contra o vírus. O acesso facilitado ao teste anti-HIV, dá as pessoas a possibilidade, caso descubram ser soropositivas, de iniciarem o seguimento clínico muito mais cedo, aumentando a chance de ter uma melhor qualidade de vida e evitando contaminar outras pessoas.
Atualmente a solicitação do teste anti-HIV já é rotina no pré-natal, nos casos de tuberculose e quadros de doenças com dificuldade de diagnóstico.
O Centro de Testagem e Aconselhamento Carlos Ribeiro oferece à população além dos Testes Rápidos, o exame para detecção de Sífilis e Hepatite, e em casos de diagnóstico positivo (HIV+), o paciente terá acesso precoce e assistência adequada.
Os portadores do vírus são acompanhados e tratados pela rede municipal de saúde de Fortaleza nos Serviços de Atendimento Especializado em HIV/Aids, num total de quatro:
CEMJA (Centro de Epecialidades Médicas José de Alencar) – Centro
Hospital Distrital Gonzaga Mota – Messejana 
Hospital Distrital Gonzaga Mota – José Walter
Hospital Nossa Sra. da Conceição – Conjunto Ceará

As noções de práticas de sexo seguro e preventivos serão reforçadas em caso de diagnóstico negativo (HIV-).        
Para fazer o teste, procure o Centro de Testagem e Aconselhamento Carlos Ribeiro no Jacarecanga, ou nas Campanhas Fique Sabendo nos Postos de Saúde. E não esqueçam: A camisinha é a melhor forma de proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário