domingo, 10 de julho de 2011

ASSOCIAÇÃO CEARENSE DO FORRÓ

A Associação Cearense do Forró é uma contribuição para a cultura cearense, dos forrozeiros, músicos e produtores que estão nesse nicho do forró tradicional e popular. Um fórum criado em novembro de 2009, pelos forrozeiros para apreciação conjunta de propostas, projetos e ações públicas referentes à divulgação e fortalecimento do forró no Ceará e surgiu no cenário cultural do Estado para demarcar um importante território: criar, fomentar e produzir eventos ligados e direcionados ao forró, articulando, através de pesquisas, estudos, projetos culturais, sociais e educacionais, ações que contribuam com a valorização do forró no Ceará.
No Dia 13 de dezembro de 2009, na Praia de Iracema, comemoramos o Dia Nacional do Forró com os companheiros da Associação homenageando com um show, o imortal mestre Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, na data de seu nascimento. Esta data comemorativa foi originada por um projeto de lei da deputada Luiza Erundina e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
ADELSON VIANA e NETINHO DO CEARÁ, famosos acordeonistas, CACIMBA DE ALUÁ com o violonista MANASSÉS, KBRAS DA PESTE, TOM CANHOTO, DIASSIS MARTINS, MESSIAS HOLANDA contagiando com o”o pé de côco) e OS MANEIROS participando da festa no ritmo envolvente do forró autêntico.
Eu (Alexandrina), Bob Araújo, Neo Pineo e Walter Medeiros, presidente da Associação, nos bastidores, participando da festa.
Em 24 de junho de 2010 foi um dia histórico, festa de lançamento da Associação Cearense do Forró, uma espécie de ‘sanfonia’, abraçando a Praça do Ferreira, no centro de Fortaleza. Um encontro de várias gerações: FELIPE, o menino sanfoneiro, o veterano ZÉ DE MANU e ESTRELA DO NORTE, músicos como ADELSON VIANA, ÍTALO E RENNO, NETINHO DO CEARÁ, além de MESSIAS HOLANDA, lendário forrozeiro, presidente de honra da Associação. Esse encontro caracterizou a Associação como símbolo da polifonia de vozes, diversidade de timbres, estilos e formações musicais.
Sanfoneiros exímios, intérpretes, difundindo o estilo de Luiz Gonzaga... Foram muitas entrevistas, sempre valorizando o forró, gênero autenticamente nordestino.
Em setembro de 2010, a deputada Rachel Marques, juntamente com a Associação Cearense do Forró, homenageou um filho ilustre do sertão nordestino, ícone da Música Popular Brasileira: o cantor e compositor Luiz Gonzaga, pelos 21 Anos de Saudade e sua relação com o Ceará.
Na mesa, o presidente da Associação Cearense do Forró, Walter Medeiros.
A dupla Ítalo e Renno abriu a Sessão executando o Hino Nacional e Adelson Viana, coordenou a execução das músicas "Baião" de Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira e "Asa Branca" de Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira por um grupo de sanfoneiros e ao final da sessão tocou e cantou o hino do Ceará.
Foram homenageados: REGINALDO SILVA, WALDONYS, DILSON PINHEIRO, PADRE GOTARDO (representado por Eurídes) e ZÉ DE MANÚ.
A música "Tem Pouca Diferença" de Jackson do Pandeiro, gravada por Gonzagão e Gal Costa, foi executada por Vanin do Acordeon e Nicinha do Acordeon.
Foi uma honra para a Associação Cearense do Forró e para a deputada Rachel Marques, homenagear um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, considerado uma instituição da música popular brasileira, que gravou 56 discos e compôs mais de 500 canções, “o rei do baião”, “o mestre Lua”, filho de Januário, pai de Gonzaguinha, ou simplesmente, Luiz Gonzaga.
Essa sessão solene com participação da Associação Cearense do Forró com seus sanfoneiros exímios, intérpretes, produtores e divulgadores do estilo de Luiz Gonzaga, foi mais uma de tantas ações que pautam o cotidiano desta entidade com entrevistas e eventos sempre valorizando o forró, gênero autenticamente nordestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário