quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Olinda Marques

Ontem foi dia de festa. O aniversário de uma pessoa muito linda, um ser humano belíssimo, a querida amiga, Olinda Marques.
Há mais de vinte anos tive o privilégio de conhecê-la, quando trabalhamos no Censo do IBGE. Desde essa época a imagem que prevalece é da simplicidade, mansidão, firmeza nos propósitos, leveza e compromisso.
A socióloga Olinda Maria Marques dos Santos, especialista em Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é hoje titular da Secretaria Executiva Regional III. Durante o primeiro mandato da prefeita Luizianne Lins, Olinda Marques esteve à frente da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor).
A frente desses cargos, Olinda continua com a mesma simplicidade de outrora. Sem medo de entrevistas, seja gravada ou ao vivo, capaz de ouvir denúncias, críticas ou elogios, Olinda transita em áreas nobres ou favelas com a mesma desenvoltura.
No trato pessoal é afetiva, companheira e até um pouco infantil (precisam ver a cara de felicidade ao receber os presentes de aniversário). A pureza permanece nos fazendo lembrar a célebre frase de Che Guevara: “Tem que endurecer sem perder a ternura jamais”.

OLINDA já recebeu o prêmio de Melhores Práticas em Habitação, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) quando diretora da ONG Cearah Periferia. Presidente do Conselho Municipal de Habitação Popular de Fortaleza (Comhap), enquanto conselheira Nacional das Cidades, foi representante da Associação Brasileira de ONGs (ABONG). Facilitadora da Escola de Planejamento Urbano e Pesquisa Popular e ex-conselheira do Jornal O Povo, Olinda colaborou ativamente com o Fórum Nacional de Reforma Urbana e coordenou o Projeto Cidade de Todos, vinculado à Rede do Núcleo de Habitação e Meio Ambiente (Nuhab).
Sempre militante pelo direito igualitário à cidade, em defesa da plena participação popular na gestão municipal e estímulo à organização comunitária.

Os projetos aos quais esteve à frente como presidente da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), já garantiram moradia a milhares de pessoas, além da regularização fundiária com papéis da casa definitivos entregues, respeitando a titularidade feminina e, com isso, contribuindo com a igualdade de direitos.
Um exemplo a ser seguido, me sinto privilegiada em participar da comemoração de seu natalício.
Que Deus a abençoe sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário