terça-feira, 15 de maio de 2012

Olinda Marques, cidadã de Fortaleza

Com trajetória à frente dos movimentos sociais, OLINDA MARQUES – uma das mulheres que a prefeita Luizianne Lins escolheu para ajudá-la a gerir a cidade de Fortaleza com a premissa de priorizar os que mais precisam – recebeu o Título de Cidadã de Fortaleza do Poder Legislativo da Capital em 9 de maio de 2012. Proposta pelo vereador Alípio Rodrigues (PTN), o Título foi assinado por todos os 41 vereadores em reconhecimento ao compromisso com a luta por uma cidade mais igualitária. A solenidade contou com a presença de amigos, familiares, companheiros de lutas, lideranças comunitárias e colegas de profissão.
Olinda Maria Marques dos Santos nasceu na Cidade de Cariré – Ceará. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará – UFC, com vasto conhecimento sobre processos de formação e capacitação em planejamento urbano. Agregou-se ao Centro de Estudos e Referência de Assentamentos Humanos – CEARAH PERIFERIA, assessorando o movimento popular urbano. Seja através da Escola de Planejamento Urbano e Popular a qual a capacitou dezenas de lideranças comunitárias; Assumindo também a Coordenação de melhoria habitacional, transferindo essa metodologia para as cidades: Sobral, Icapuí, Maracanaú, dentre outras. Ainda no Cearah Periferia, coordenou a articulação da rede NUHAB (Núcleo de Habitação e Meio Ambiente). Na busca de aperfeiçoar seu conhecimento realizou intercâmbio com ONG’s e movimentos sociais na África do Sul, Chile, Equador, Alemanha, Paraguai dentre outros. Com vasto conhecimento na formação do planejamento urbano territorial, habitação e saneamento ambiental. Ocupou o cargo de Presidente da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza - HABITAFOR, órgão da Prefeitura Municipal de Fortaleza. A frente dessa importante pasta constituiu o maior programa habitacional da cidade de Fortaleza, construindo mais de 4 mil unidades habitacionais e implantando a Política Municipal de Regularização Fundiária, através da qual mais de 100 mil famílias foram e estão sendo beneficiadas.
Nesse contexto, destacam-se alguns projetos elaboração em sua gestão a frente da Habitafor. – Comunidade Maravilha com 606 unidades habitacionais; – Programa de urbanização de lagoas (Lagoa do Papicu, do Urubu e açude João Lopes); – Programa Vila do Mar com o a reassentamento e urbanização da via; – Elaboração da Lei da PHIS (Política de Habitação de Interesse Social); – Reelaboração do Conselho Municipal de Habitação; – Reestruturação do Programa Municipal de Melhoria Habitacional – Casa Bela; – Construção do primeiro conjunto habitacional voltado para os garis do município; – Elaboração do Plano Municipal de Requalificação da área do Centro de Fortaleza; – Elaboração e constituição das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) no Plano Diretor de Fortaleza. Ainda na presidência da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza foi responsável pela implantação do Programa Minha Casa Minha Vida onde foram cadastradas mais de 80 mil famílias, além do Programa Crédito Solidário. A experiência de trabalho adquirida nos quatro anos de Habitafor permitiu que a prefeita Luizianne Lins, em 2009, lhe apresentasse um novo desafio: o de secretariar executivamente, a Secretaria Executiva Regional III composta pelos seus 17 bairros e uma população de quase 400 mil habitantes.
Diante do novo desafio, Olinda Marques, conhecida por atende e conhecer as dificuldades das comunidades, vem desenvolvendo um excelente trabalho nesses quase três anos. Uma de suas primeiras ações foi estabelecer espaços para ampliar os debates com as comunidades e os grupos sociais criando a Assessoria Comunitária e a Célula de Apoio a Pessoas com Deficiência. No âmbito de infraestrutura intensificou o pacote de reforma de espaços atendendo assim mais de 150 mil moradores com a recuperação das praças: - Igreja Redonda (Parquelândia), onde é desenvolvido o projeto Academia ao Ar Livre, na Igreja Redonda onde deficientes e idosos têm acompanhamento profissional; – Campo Fortaleza (Pici), onde está localizado o Estádio Alcides Santos (Estádio do Fortaleza Esporte Clube); - Henrique Jorge, com quadra poliesportiva e playground; – Monsenhor Linhares (Amadeu Furtado) com quadra poliesportiva - Chafariz (Padre Andrade) - Quadra Tom Gil (Pici), onde são desenvolvidos projetos junto a comunidade local. – Praça da Juventude (Bonsucesso) – recém-inaugurada com Calçadão em pedra portuguesa, piso podotátil e pontos de acessibilidade foram dados como prioridade, nivelamento do piso e pontes elevadas sobre o canal já urbanizado pela PMF, três campos de futebol, anfiteatro, mesas para jogos de tabuleiro e academia com equipamentos de concreto e de madeira, além de bancos e lixeiras em pontos estratégicos e iluminação da área.
Nesta área também foi implantado o Projeto “Cores que dão brilho”, que em parceria com uma empresa de tintas recuperou a fachada de quase 100 residências. É importante destacar que outra importante praça foi restaurada no João XXIII, onde ocorre uma dos maiores festivais juninos de Fortaleza, a Festa de São Pedro, além de abrigar a igreja matriz daquele bairro. No aspectos esportivo destaque para: - A reforma total do Estádio Antony Costa (Campo do Rio Branco), no Antônio Bezerra, que ganhou arquibancada com cadeiras de plástico, vestiários para as duas equipes e arbitragem, cabine para transmissões esportivas, teve seu passeio recuperado para atender as obrigações de acessibilidade às pessoas com deficiência, além de nivelamento e drenagem do gramado semelhantes a do estádio Castelão, além de iluminação para partidas noturnas; - Campo do Ceará Mirim, no Presidente Kennedy com obras em andamento com previsão de entrega até o fim desta gestão - Construção do Campo do Jatobá, no Autran Nunes, já atendendo uma demanda de mais de 50 mil moradores.
Na área da saúde Olinda Marques reestruturou: - Os Postos Hermínia Leitão (Quintino Cunha) e Recamonde de Capelo (Bonsucesso), - Ampliou as ações de combate à dengue com a criações diferenciadas como o bloco carnavalesco “Tô limpo e Você tá” e a vedação de caixas d'água com meta de beneficiar seis mil imóveis. - Intensificou o atendimento de terceiro turno, onde atualmente, seis postos de saúde oferecem esse serviço. Na Regional 3 também está o hospital da Mulher, obra que que será um marco da gestão da prefeita Luizianne Lins. Na área do meio ambiente - Desenvolveu projeto de fiscalização a pocilgas, abatedouros e criadouros, combate ao lixo com a preensão de “carrinhos” e multas a pessoas que jogam lixo nas ruas; - Retomou as discussões e apresentou o projeto de criação do Parque Rachel de Queiroz, a última área verde da zona oeste da Capital; - Estabeleceu períodos para limpezas permanentes de limpeza de canais e avenidas da Regional, bem como, promoveu ações fiscalizadoras de combate ao uso irregular do passeio e comércio ilegal.
- Revitalizou a Lagoa de Porangabuçu com ações educação amibental, limpeza e fiscalização de esgotos clandestinos, além da urbanização da Lagoa da Ilha Dourada, no Quintino Cunha. Também na Regional 3 é desenvolvido o Programa de Urbanização do Rio Maranguapinho, em parceria com o Governo do Estado, que abrange seis bairros (Antônio Bezerra, Autran Nunes, Bonsucesso, Henrique Jorge, João XXIII e Quintino Cunha) e que já beneficiou diretamente 1.900 famílias com habitação, 3.000 com melhorias habitacionais e no trecho total pretende beneficiar mais de 100 mil famílias com infraestrutura de água, esgoto, esporte, lazer, acessibilidade e outros. A concessão desse título pela Câmara de Vereadores de Fortaleza, segundo Olinda Marques a coloca a serviço da coletividade e como gestora deverá se esforçar cada vez mais para fazer o trabalho da melhor forma possível. A frente desses cargos, Olinda com simplicidade transita nas comunidades ou em áreas nobres com a mesma agilidade e desembaraço. Sempre afetiva sorridente e terna, um exemplo a ser seguido. Que Deus a abençoe sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário